Controle Glicêmico: Chá

Última atualização: 03,01,2026 por Professor Borges

Chá de Açafrão, Gengibre e Canela

O chá de açafrão com gengibre e canela é um poderoso auxiliador da queda da glicemia e do controle dela.

Eu particularmente fiz e faço uso desse potente chá. No vídeo a seguir, mostro como fazer esse chá de modo a aproveitar todos os seus benefícios:

É válido frisar que ao realizar um ciclo do tratamento com esse chá, vale a pena já iniciar um ciclo com o chá de alecrim.

Ao findar dois ciclos, pause dois dias e tome alguns chás em dias aleatórios como o chá de hortelã e o de camomila.

Recomendo tomar o de hortelã e o de camomila momentos antes de dormir, eu tomo geralmente antes de dormir uma caneca cheia ou uma e meia.

Devo frisar que para fins de tratamento auxiliar do controle glicêmico, esses chás não podem conter qualquer tipo de açúcar nem adoçantes.

Outro ponto a ser dito é que a canela pode ser colocada em qualquer um desses chás, ela potencializa os efeitos benéficos e dá um sabor levemente adocicado.

Além desse chá fitoterápico, você também pode se interessar em conhecer o fitoterápico chamado Melão de São Caetano.

O Melão de São Caetano tem propriedades antidiabéticas, anti-inflamatórias, antioxidantes, antitumorais e imunomoduladoras.

Além disso, ele tem potencial para auxiliar na cicatrização de ferimentos.

De forma resumida, a saber; o “Melão de São Caetano é muito reconhecido por seu efeito hipoglicemiante.

Pesquisas demonstraram que extratos da planta podem reduzir significativamente os níveis de glicose no sangue em modelos animais de diabetes, o que também melhora o perfil lipídico e a função hepática.

Outro ponto positivo é que o polipeptídeo ‘P’ isolado das sementes da planta possui ação semelhante à insulina, promovendo redução da glicemia em ratos diabéticos.

Recentes revisões ressaltam que os polissacarídeos e triterpenos presentes na planta contribuem para a regulação da microbiota intestinal e a modulação do metabolismo glicolipídico.”

Os três parágrafos citados acima foi retirado do artigo sobre o Melão de São Caetano.

Deixe um comentário