Última atualização: 04,01,2026 por Professor Borges
Fitoterápico
O Melão de São Caetano é um fitoterápico eficiente para o controle da glicemia e possui outros benefícios para a saúde.
Neste artigo, eu trago muitos pormenores de estudos que foram realizados sobre o Melão de São Caetano e falo a respeito dos benefícios desse fitoterápico e ao final do artigo eu manifesto a minha experiência ao fazer uso dele.

Melão de São Caetano (Momordica charantia).
Propriedades Terapêuticas e Farmacológicas
O Melão de São Caetano é uma planta, cujo fruto é rico em compostos bioativos com benefícios valiosos, incluindo propriedades antidiabéticas, cicatrizantes, anti-inflamatórias, antioxidantes, antitumorais e imunomoduladoras.
Conhecido por seu sabor amargo característico, o Melão de São Caetano pertencente à família Cucurbitaceae.
Composição
Estudos fitoquímicos revelaram que o Momordica charantia contém uma variedade de compostos bioativos, incluindo, flavonoides, saponinas, triterpenos, alcaloides e polipeptídeos com ação hipoglicemiante, isto é, ação que enseja a queda da glicemia.
Tais compostos estão relacionados às propriedades terapêuticas do Melão de São Caetano.
A análise farmacognóstica confirma a presença de flavonoides, saponinas e taninos nos caules e nas folhas, o que contribui para o controle de qualidade e padronização de extratos medicinais.
Atividade Antidiabética do Melão de São Caetano
O Melão de São Caetano é muito reconhecido por seu efeito hipoglicemiante. Pesquisas demonstraram que extratos da planta podem reduzir significativamente os níveis de glicose no sangue em modelos animais de diabetes, o que também melhora o perfil lipídico e a função hepática.
Outro ponto positivo é que o polipeptídeo ‘P’ isolado das sementes da planta possui ação semelhante à insulina, promovendo redução da glicemia em ratos diabéticos.
Recentes revisões ressaltam que os polissacarídeos e triterpenos presentes na planta contribuem para a regulação da microbiota intestinal e a modulação do metabolismo glicolipídico.
Além disso, há ações cicatrizantes oriundas do Melão de São Caetano que promovem a saúde da pele e isso é um ponto bem relevante, uma vez que a glicemia alta da diabetes descontrolada surte efeitos que retardam a cicatrização de ferimentos na pele.
Nessa acepção, as propriedades do Melão de São Caetano combatem os efeitos retardatários da cicatrização.
Ação Antitumoral
Estudos in vitro demonstraram que os extratos do Melão de São Caetano induzem apoptose e regressão celular em linhagens de câncer, incluindo o de ovário e de outras neoplasias. Isso é de fato um ponto altamente positivo.
Confirmou-se, através de uma revisão sistemática, o potencial antitumoral da planta, destacando sua baixa toxicidade e múltiplos mecanismos de ação anticancerígena.
Efeitos Imunomoduladores e Antioxidantes
Os polissacarídeos da planta apresentam alta capacidade antioxidante, atuando na proteção contra danos oxidativos e na modulação da resposta imune.
Tais compostos contribuem também para a proteção de tecidos e órgãos, prevenindo doenças degenerativas.
Toxicidade e Segurança
Estudos de toxicidade aguda mostraram que o extrato de Melão de São Caetano (M. charantia) é geralmente seguro em doses moderadas, embora altas doses possam afetar parâmetros hematológicos em roedores.
Em Síntese
O Melão de São Caetano é uma planta de elevado valor terapêutico, ele tem propriedades comprovadas cientificamente nas áreas de estudo de controle glicêmico, tem ação antioxidante, tem imunomodulação e atividade antitumoral. Embora ele tenha sabor amargo e seja dotado de potenciais efeitos adversos em altas doses, o uso controlado dele demonstra benefícios significativos para a saúde metabólica e prevenção de doenças crônicas.
Conclusão
O Melão de São Caetano representa uma fonte natural e promissora de compostos bioativos com vários benefícios para a saúde humana, o que justifica seu uso tradicional e incentiva futuras pesquisas para o desenvolvimento de nutracêuticos e fitoterápicos eficazes e seguros.
Um Breve Relato da Minha Experiência Ao Usar o Melão de São Caetano
Após eu descobrir que estava com glicemia em altos níveis (acima de 400 mg/dl) comecei a me preocupar. A princípio, comecei a cortar alimentos doces e a ingestão de refrigerantes.
Também diminui a quantidade de açúcar no café da manhã e a quantidade de pães. Procurei o médico e realizei exames e na sequência consultei uma nutricionista que me passou um esquema de dieta.
Essas foram as primeiras ações, mas elas não reduziram significativamente os meus níveis diários de glicemia.
Por sua vez, a médica me passou o remédio Glifage XR 500 mg para eu tomar após as principais refeições, o que eu segui a risca e muito devagar é que começou a surgir os primeiros efeitos.
Pude notar então os níveis diários de glicemia alternando entre 300 mg/dl até perto de 400 mg/dl, o que é considerado ainda como valores de diabetes descontrolada.
Foi então que comecei a realizar algumas atividades físicas como aquecimentos, alongamentos e caminhadas diária de 10 até 15 minutos, isso fez grande diferença na busca do controle glicêmico.
Alegremente, vi os níveis de glicemia ficando abaixo dos 300 mg/dl, o que ainda é valor alto, mas para a ocasião era uma grande vitória.
Chateado com o fato de ter uma diabetes descontrolada, conheci o Melão de São Caetano ao conversar com uma colega de trabalho, a qual testemunhou que o pai dela estava tomando o chá do Melão de São Caetano após as refeições e estava com os níveis glicêmicos sob controle.
Primeiramente, tomei o chá das folhas. Porém não acostumei com o sabor desagradável que senti. Então, comprei ele em cápsulas e passei a tomar após as refeições; café da manhã e almoço apenas, e notei um efeito considerável de queda dos meus índices glicêmicos.
Passei a tomar o Melão de São Caetano no lugar do Glifage XR 500 mg e notei uma eficiência desejável no controle da diabetes.
Foi então que comecei a ingerir uma capsula de Melão de São Caetano e a efetuar caminhadas após o almoço e essa ação unida ao consumo baixo de carboidratos e sem a ingestão de refrigerantes trouxe os meus índices glicêmicos diários abaixo dos 200 mg/dl.
Pude então, de fato, controlar o meu índice glicêmico diário na casa dos 100 mg/dl até 130 mg/dl nos momentos de baixa (isso na maior parte dos dias).
E na casa dos 150 até 198 mg/dl nos picos após refeições normais sem miséria (arroz branco, feijão, carne, batata, cenoura, peixe frito, frango, saladas, lasanha; pedaço pequeno, pizza; 3 pedaços, refri diet, bastante água ao dia etc.)
Pelo menos no almoço eu voltei a me alimentar bem, claro que não abusei no arroz branco e no feijão porque passei a comer mais legumes no almoço do que antes. Também no almoço, por pedido da nutricionista, eu parei de tomar suco de laranja e isso fez também uma grande diferença positiva.
Mas foi com a ingestão do Melão de São Caetano após – sobretudo – o almoço e com a caminhada de 10 a 15 minutos logo após o almoço que de fato obtive o controle da diabetes.
Por fim, agora que meus níveis de glicemia estão sob controle, mesmo sem a caminhada após o almoço, apenas fazendo uso do Melão de São Caetano e medindo os níveis com o medidor, eu tenho mantido os bons resultados.
Desejo a você os mesmos resultados que eu obtive e outros ainda melhores. Ao fazer uso desse fitoterápico, faça sempre as medições do antes e depois do consumo dele em relação com as suas refeições.
E evite o uso noturno para não correr o risco de ter queda brusca da sua glicemia, o que durante o dia se resolve porque você está acordado, agora dormindo a coisa fica medonha.
Não arrisque fazer usos noturnos de medicamentos derrubadores da glicemia, a não ser que já tenha experiência em relação ao seu organismo e sob orientação médica.
Tenho aqui, no site dois excelentes exemplos de derrubada de pico glicêmico.
Você pode se interessar nos meus exemplos.
Referências:
Momordica charantia l., uma planta medicinal e seu potencial antitumoral: uma revisão sistemática / momordica charantia l., a medicinal plant and its antitumor potencial: a systematic review
Acessado em 02/01/2026
Research, Society and Development
Utilização da Momordica charantia L. no tratamento de lesões de pele …
Acessado em 02/01/2026
Para que serve melão de são caetano? Benefícios e usos
Para que serve melão de são caetano? Benefícios e Usos – Cursinho DOXI
Acessado em: 04/01/2026
