Última atualização: 05,01,2026 por Professor Borges
Neste artigo e no próximo, vamos explorar a possibilidade de baixar a glicemia com ações que podem ser adotadas por qualquer pessoa diabética no cotidiano.
As ações são as seguintes: 1 – Toma-se uma cápsula do fitoterápico Melão de São Caetano. Depois, realiza-se uma sessão de aquecimento físico de 03 até 05 minutos pelo menos. Por fim, faz uma caminhada.
Por último, faz-se uma caminhada de 10 até 15 minutos, ideal é 15 minutos como no exemplo que será explicitado no vídeo do artigo a respeito da caminhada.
Como citei o fitoterápico Melão de São Caetano, vale a pena mencionar um pouco mais a respeito porque você pode se interessar em conhecê-lo melhor.
Colocarei a seguir, portanto, dois tópicos relevantes a respeito desse fitoterápico, a saber;
1- Composição
Estudos fitoquímicos revelaram que o Momordica charantia contém uma variedade de compostos bioativos, incluindo, flavonoides, saponinas, triterpenos, alcaloides e polipeptídeos com ação hipoglicemiante, isto é, ação que enseja a queda da glicemia.
Tais compostos estão relacionados às propriedades terapêuticas do Melão de São Caetano.
A análise farmacognóstica confirma a presença de flavonoides, saponinas e taninos nos caules e nas folhas, o que contribui para o controle de qualidade e padronização de extratos medicinais.
2 – Atividade Antidiabética do Melão de São Caetano
O Melão de São Caetano é muito reconhecido por seu efeito hipoglicemiante. Pesquisas demonstraram que extratos da planta podem reduzir significativamente os níveis de glicose no sangue em modelos animais de diabetes, o que também melhora o perfil lipídico e a função hepática.
Outro ponto positivo é que o polipeptídeo ‘P’ isolado das sementes da planta possui ação semelhante à insulina, promovendo redução da glicemia em ratos diabéticos.
Recentes revisões ressaltam que os polissacarídeos e triterpenos presentes na planta contribuem para a regulação da microbiota intestinal e a modulação do metabolismo glicolipídico.
Vale frisar que os textos dos dois tópicos acima apresentados foram extraídos do artigo a respeito do Melão de São Caetano.
